• Coisas que uma mãe descobre nº10: não é burrice, é cansaço

         Desde de que uma criança nasce até...bom, até ao fim dos nossos dias, as mães têm várias fases de privação de sono. Inicialmente porque o bebé come de três em três horas, depois porque o bebé tem cólicas, mais tarde porque lhe nascem os dentes, muitas vezes porque está doente, um dia porque dorme fora de casa. Enfim, a falta de sono e o cansaço é algo que faz tão parte do papel de mãe como o ter sempre lenços de papel ou toalhetes na mala.
         E até pode haver quem diga que não, que ao fim dos primeiros anos a coisa melhora, que os seus filhos dormem a noite toda desde que nasceram, mas é simplesmente mentira. A sério, não se deixem enganar: uma mulher raramente tem uma noite de sono totalmente descansada depois de ser mãe. E começo a desconfiar que é por isso que não há muitas mulheres que consigam conciliar o cargo de maior responsabilidade do mundo que é o de Mãe, com outro quase tão importante, como por exemplo o de presidente. É que a falta de sono crónica e o cansaço acumulado retira-nos o discernimento.
         Eu já tinha ouvido que as mulheres ficam mais burras depois de serem mães, que é das hormonas, que é da gravidez, que é uma lei da natureza. Mas não: é mesmo pura e simplesmente do cansaço. Senão vejam as coisas que já dei por mim a fazer depois de ser mãe:

    • sair de casa de chinelos 
    • calçar os sapatos do miúdo ao contrário
    • ir a correr fazer uma sopa para a criança esquecendo por completo que já tinha feito uma na véspera
    • por creme de corpo em vez de champô no banho do bebé (ou vice-versa - já fiz as duas)
    • ficar com "brancas" depois das 22 horas - nomeadamente esquecer-me do que ia a dizer, não conseguir dizer o nome de um objecto ou chamar cão ao gato, só para citar alguns exemplos 
    • pintar as unhas com produto para não as roer a achar que era verniz transparente e só reparar no dia seguinte, após lavar as mãos vinte vezes e o sabor amargo nos dedos não sair.
         Eu até era uma mulher com uma boa memória, que sabia sempre onde estavam as coisas e que nunca me esquecia de nada. Agora, quando viajo, evito ser eu a guardar os passaportes e antes de sair de casa verifico se o miúdo está mesmo no carrinho. A sério, é do cansaço. Se não, que atire a primeira pedra a mãe que não tem uma história destas para contar.

    ©Pixar




    Comentários
    2 Comentários

    2 comments → Coisas que uma mãe descobre nº10: não é burrice, é cansaço

    1. então não sei como é que vais fazer, porque tens um marido igual e não é do cansaço...o melhor é eu ir de férias com vocês para guardar os passaportes

    2. ahahha, podes vir. SEMPRE!

    Enviar um comentário